HOME | A LEI E A GRAÇA | ALIMENTAÇÃO | SAÚDE | OS MADRUGADORES | VESTUÁRIO | CONTATO
 
 
  » CALENDÁRIO PERPÉTUO DAS LUNAÇÕES

Por meio do Calendário Perpétuo das Lunações você pode calcular quando ocorreu a Lua Nova em qualquer data que lhe interessar.



Por exemplo, se quiser saber quando ocorreu a Lua Nova em dezembro de 1936, siga as instruções a seguir:

1) Encontre na Tabela I, na coluna referente ao calendário gregoriano, os dois primeiros dígitos do ano de 1936, ou seja, 19. (Caso se tratasse de uma data anterior a 14/10/1582, seria preciso. consultar a coluna do calendário juliano.) Como você verá, a tabela indica que a 19 corresponde 5,5.
2) Encontre agora na primeira coluna da Tabela TI o ano 36 e verifique quanto se deve somar a 5,5. No caso do ano 36, deve-se somar 21,5. O resultado é, portanto, 27.
3) Para finalizar, encontre na Tabela m o mês que lhe interessa, nesse caso o mês de dezembro. Você constatará que deve subtrair 13,5 (calendário gregoriano) do resultado encontrado na etapa anterior. Você chegará, então, ao número 13 (despreza-se a fração 5). Isso quer dizer que, no mês de dezembro de 1936, a Lua Nova ocorreu no dia 13. (para saber quando ocorreu a Lua Cheia, basta acrescentar mais 15 dias ao resultado do cálculo.)
Caso o resultado da soma das Tabelas I e II fosse menor que o da Tabela m, seria preciso acrescentar mais 29,5. Quando o resultado encontrado ê zero, significa que a Lua Nova se deu no último dia do mês anterior. Finalmente, veja se o ano em questão é bissexto. Nesse caso, se a data que lhe interessa for anterior a 29 de fevereiro, observe a parte inferior da Tabela III.

...voltar